Como a meditação pode eliminar a ansiedade e promover uma limpeza emocional? Em conversa com Eliete Ramos, mestra em práticas orientais chinesas descortinamos os caminhos  da meditação para buscar a calma e a clareza dos pensamentos.

 

Qi Gong

Em tempos de grande turbulência é preciso encontrar um norte; a busca desse norte nos torna gradativamente  ansiosos, pois  há sempre que se alcançar alguma coisa. Nossa cabeça está no depois. Vivenciamos excessivamente o futuro na tentativa de que ele seja melhor do que o presente. Mas a realidade é que nem sabemos como é o presente, porque não vivemos o agora.

Para acalmar este ritmo acelerado precisamos nos permitir não sermos perturbados por tudo o que ocorre à nossa volta. É preciso aprender a encontrar a calma. A meditação é um caminho de aprendizado e de auto-conhecimento que vale a pena percorrer.

Meditar vem do grego  mederi  que significa prestar atenção. Na China os antigos sábios utilizaram a meditação para expandir a mente e elevar o espírito e hoje tornou-se uma importante ferramenta para trabalharmos nossas emoções conflituosas e pensamentos negativos.

 

meditação 

A prática da meditação permite que melhoremos nossa saúde física, mental e espiritual e que possamos ir em busca de nossa essência, alcançando maior tolerância com nós mesmos e com o outro, descobrindo o caminho do auto-conhecimento , o que nos leva à serenidade.

Segundo Eliete Ramos, mestra em terapias e práticas orientais, existem muitos tipos de meditação, mas todas tem o objetivo de nos  colocar no estado presente, encontrar o caminho da tranquilidade mental, apreciar a natureza da mente, sem julgamentos. “ É fundamental a combinação da atenção à respiração e o aquietar-se, o que não significa parar de pensar, pois este é um ato natural, que faz parte de nossa fisiologia” , diz Eliete.

Segundo o estudioso Fernando de Lazzari,  "a meditação é um estado de clareza; quando a mente está confusa e perturbada tudo fica nebuloso e à medida que se incorpora a prática da meditação acontece uma limpeza mental,  advém a clareza da mente."

Assim como o vento que afasta as nuvens de chuva podemos também afastar as perturbações emocionais do nosso quotidiano com a prática da meditação.

meditar

Em recente pesquisa da UNIFESP, a doutora Eliza Harumi Kozosa, explica que foram constatados muitos resultados positivos com a inserção da prática, em casos de fibromialgia, fobias e compulsões, além da  melhoria da agilidade motora em ansiosos e deprimidos.

Não podemos ser felizes com uma mente inquieta, negativa, triste e deprimida. Para a professora Eliete Ramos a mente é como um macaquinho, que pula de galho em galho e retrata nossos hábitos mentais que podem ser transformados, substituindo conexões neuronais antigas por novas, o que chamamos de plasticidade neuronal.”

Somos capazes de modificar  nossos padrões mentais. Somos o que pensamos e se desenvolvemos pensamentos saudáveis podemos desfrutar de paz interior.

Fonte: Fernando de Lazzari – Tai Chi Chuan – Saúde e Equilíbrio/ Tai Chi Chuan e Meditação – Da Liu.

Eliete Ramos

 

 

 

Eliete Ramos é parceira do 100PorCentoBemEstar - mestra em práticas orientais - Tai Chi Chuan, Lian Gong, Qi Gong com especialização na China, Hong Kong, Seatle e França.

Mais sobre Eliete Ramos.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

x